Espaço - o terceiro do Município está localizado na Rua João Silveira, 240, na Vila Ligya; cerimônia, que acontece às 10 horas, integra a programação do Dia do Padroeiro- celebrado  nesta quarta-feira (15)

 

A Prefeitura de Guarujá recolheu em 2019 mais de 140 veículos abandonados das ruas da Cidade e esse serviço vai ser dinamizado com a inauguração do novo Pátio Municipal. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (15) – Dia do Padroeiro da Cidade (Santo Amaro), às 10 horas, na Rua João Silveira, 240 - Vila Ligya. Este será o terceiro pátio do Município, localizado em uma área de 20 mil metros quadrados e com capacidade para receber dois mil veículos.

 

A demanda é advinda de autuações de trânsito do Estado e do Município e de fiscalizações realizadas pelas diretorias de Trânsito e de Transporte. O local receberá monitoramento 24 horas, além de contar com patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

Guarujá possui outros dois pátios municipais, que juntos recebem mensalmente cerca de 400 veículos. O primeiro é o Pátio Central (Avenida Santos Dumont, 70 - Santo Antônio), responsável por toda a parte administrativa que envolve entrada e saída de veículos, emissão de boletos, liberações, documentações entre outras atividades

Já o segundo, fica na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e funciona somente como depósito. Os pátios são administrados pela Diretoria de Trânsito, ligada à Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon).

Carros Abandonados

 

A Diretoria de Trânsito tem realizado constantes fiscalizações e remoções de veículos abandonados das vias públicas da Cidade. Os veículos além de ocuparem indevidamente o espaço público, se tornam um problema de saúde pública e de segurança, visto que a carcaça permite o acúmulo de sujeira e água, e também pode virar um esconderijo para delinquentes.

 

Os veículos abandonados nas vias públicas do Município são retirados de acordo com o Decreto 4034/2013 que estabelece as seguintes regras: estar estacionado no local por mais de 30 dias ininterruptos; sem no mínimo uma placa de identificação obrigatória; em evidente estado de decomposição de sua carroceria e de suas partes removíveis, incluindo pelo menos dois pneus arriados.

 

Além disso, apresentar visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.

 

A multa para o proprietário é calculada com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou Código de Posturas do Município, que variam de acordo com a infração na qual o veículo se enquadra no ato da apreensão.

 

Os veículos apreendidos são encaminhados ao Pátio permanecendo sob custódia administrativa até a sua liberação ou leilão. Denúncias e pedidos de remoção podem ser feitos pelo telefone (13) 3355-9897.