Equipamento fica na Praça Tom Jobim até o dia 14 e realiza exames das 9h as 18h

            Nesta quarta-feira (07) tiveram início os atendimentos da carreta do Programa Mulheres de Peito. O equipamento móvel fica na Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha, até a próxima terça-feira (14) e realiza 50 mamografias diariamente, sempre das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. O público alvo da campanha são mulheres entre 50 e 69 anos.

            Para realizar o exame, a interessada deve comparecer ao local munida de RG e Cartão SUS. A distribuição das senhas acontece pela manhã, sendo que 25 mulheres são atendidas no primeiro período e as demais no da tarde.

            Para Rosicleide Correa, 66 anos, que passou pelo atendimento, a ação é importante e garante maior praticidade para as mulheres: “É a primeira vez que passo na Carreta. Se prevenir é prioridade. Acho importante que serviços como este estejam à disposição do público”.

            A ação é realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Saúde de São Vicente e tem como foco a prevenção e o diagnostico do câncer de mana.

            O laudo do procedimento fica pronto em aproximadamente 15 dias e pode ser retirado na Secretaria de Saúde, no quarto andar. “Os resultados são encaminhados à Secretaria de Saúde (Sesau). Se necessário acompanhamento médico, as mulheres são contatadas e encaminhadas ao hospital de referência, o Guilherme Álvaro. O foco da Carreta é a prevenção. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento do câncer de mama”, explica Paola Bueno, diretora de Atenção Básica da Sesau.

            Mulheres com menos de 50 anos, que possuem casos de câncer de mama na família ou apresentam sintomas, também podem ser atendidas pela carreta, basta levar encaminhamento médico. No local há atendimento de triagem. 

            A expectativa é que até o fim do programa mais de 900 mulheres passem pela Carreta Mulheres do Peito.

            Área Continental - Do dia 16 ao dia 1º de fevereiro, o consultório móvel ficará ao lado da Subprefeitura (Av. Ulisses Guimarães, 211).