Do G1 Santos 

Três tubarões juvenis foram encontrados mortos e presos em redes de pesca na praia de São Lourenço, em Bertioga, no litoral de São Paulo. A informação foi divulgada pelo Instituto Gremar neste domingo (5). O instituto foi responsável pelo resgate das espécies em ações de monitoramento. Segundo o órgão confirmou ao G1, o animal costuma atrair o interesse das peixarias, que comercializam o peixe.

A localização ocorreu enquanto a equipe do Gremar patrulhava pela faixa de areia, próximo ao bairro Riviera de São Lourenço. Eles avistaram os animais encalhados na faixa de areia e foram averiguar. Os animais estavam enrolados a pedaços de redes de pesca de nylon, chamada rede de espera.

As equipes identificaram um deles como sendo um tubarão-martelo (do gênero Sphyrna) e os outros dois da espécie conhecida como cação-frango (Rhizoprionodon lalandii). O Gremar apontou que, lamentavelmente, a captura desses tubarões também se destina à venda de outros itens, como suas barbatanas, o óleo do fígado e seu couro.

Animais estavam presos em redes de pesca de nylon — Foto: Divulgação/Instituto GremarAnimais estavam presos em redes de pesca de nylon — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Animais estavam presos em redes de pesca de nylon — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Em entrevista ao G1, o biólogo Eric Comin relatou que é muito comum essas espécies estarem na região nesta época do ano e, apesar de assustarem a população, não causam riscos para banhistas e moradores. "No verão, as fêmeas costumam encostar na região para reprodução", explica.

Comercialização

Conforme informado pelo Gremar, há uma Instrução Normativa Ministerial para regulamentar esta prática: trata-se da MPA/MMA 14/2012, que estabelece normas e procedimentos para desembarque, transporte, armazenamento e comercialização de tubarões, raias e seus derivados. Ela discorre, inclusive, sobre a proibição do chamado finning, que é a captura apenas para comercialização das nadadeiras.

A legislação busca evitar a sobrepesca, uma vez que muitas populações de tubarões levam décadas para se recuperarem, considerando algumas de suas características principais longevidade, baixa fecundidade, maturidade sexual tardia, crescimento lento, etc).

Ainda segundo o instituto, a prática pode implicar em significativas alterações no ecossistema marinho, inclusive levando-os à extinção. Em contrapartida, o consumo sustentável permite o equilíbrio ecológico e regula os recursos naturais para as próximas gerações, bem como a qualidade ambiental para os seres vivos.

A aparição desses animais são comuns nessa época do ano, segundo o biólogo Eric Comin — Foto: Divulgação/Instituto GremarA aparição desses animais são comuns nessa época do ano, segundo o biólogo Eric Comin — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

A aparição desses animais são comuns nessa época do ano, segundo o biólogo Eric Comin — Foto: Divulgação/Instituto Gremar